CASA MÃE
A minha história
Formada em Design de Ambientes pelo IADE, a Joana trabalhou mais de 10 anos em ateliers nacionais de renome - como SA&V, Rita Glória e Oficina166 - e internacionalmente na Irlanda e em Angola, até que a vontade de criar um atelier próprio surgiu.
Durante a sua vida mudou mais de 10 vezes de casa, tornou-se adepta do menos é mais e, aliando esta filosofia à maternidade, rapidamente percebeu que ter método e organização são fundamentais para uma vida familiar equilibrada.
Recentemente, durante a quarentena, a Joana viu-se com as suas duas filhas e o marido em teletrabalho num apartamento que não estava desenhado na medida da sua família. Foi neste contexto, e em sua casa, que começou a combinar o design de interiores com a praticidade necessária, aliando o conforto e estética com a funcionalidade, a organização e a usabilidade da casa.
Em paralelo, abraçou o projeto mais importante da sua vida - comprou uma casa antiga e teve oportunidade de a renovar, pensando ao detalhe como poderia adaptar cada divisão às necessidades da sua família. Foi assim que “fechada” num apartamento foi percebendo as fricções que existiam ao seu redor e como as poderia minimizar na casa nova para facilitar a dinâmica familiar e estimular a independência das crianças.
O projeto Casa Mãe surgiu aqui - um atelier que adapta a casa à dinâmica de cada família, incluindo os elementos mais novos, tendo em conta as diferentes idades e respectivas necessidades de cada criança. Queremos melhorar a vida da sua família começando pela sua casa e ajustá-la às suas rotinas, criando assim uma dinâmica familiar mais tranquila e funcional.
As crianças gostam de se sentir parte integrante da casa, sentir que conseguem ajudar os pais nas tarefas e realizarem as delas sozinhas sem ter de pedir ajuda em cada etapa. Para estas pequenas coisas serem possíveis, é preciso o ambiente estar preparado e pensado nesse sentido. É importante para o desenvolvimento das crianças crescer num espaço adaptado a elas; um espaço que, além de um sentimento de pertença, estimula a independência, cria responsabilidade, cuidado com os seus pertences, divertimento, gosto pela harmonia e muito mais.


